E-commerce vetor do empreendedorismo

O Brasil está entre os cinco maiores países em número de usuários da Internet, representando cerca da metade da população nacional. Em 2013, atingimos 9,1 milhões de novos compradores no comércio eletrônico. Com isso, já são 51,3 milhões de consumidores que fizeram ao menos um pedido online.

O mercado de nicho representa uma porção de um determinado mercado, constituído por um número reduzido de consumidores, com semelhanças que podem ser demográficas, geográficas, sociológicas, psicológicas entre outras, cujas necessidades não estão sendo plenamente atendidas pela oferta atual do mercado.

A categoria Moda e Acessórios foi a mais procurada para compras online (19%). Cosméticos e Perfumaria, Cuidados pessoais / Saúde ficou em segundo lugar (18%), seguido por Eletrodomésticos (10%), Livros/ Assinaturas e Revistas (9%) e Informática (7%).

A comodidade se tornou um grande aliado nesse segmento proporcionando um grande desenvolvimento do e-commerce,

Ainda existe grandes oportunidades para abertura de uma loja virtual, muitos nichos ainda não explorados.

Há diversas formas de se testar um novo nicho. E explorar o novo nicho através de testes é a melhor forma de se começar a ver como o mercado reage. Aqui vão alguns exemplos de meios para se testar o interesse do mercado por um nicho: Criação de um blog, com dicas, curiosidades, análises, tendências, estudos, críticas e muito mais sobre a categoria que se quer trabalhar. Vender algumas unidades do produto ou serviço via marketplaces, como Mercado Livre, OLX, Bom negócio entre outros. Estes sites já tem tráfego de pessoas querendo comprar algo e podem ser uma forma teste de interesse. Criação de uma landing page. Uma landing page é um site de uma página, que explica a sua idéia ou conceito e que tem um objetivo claro para o seu usuário. O objetivo pode ser a compra de um produto, a assinatura de uma newsletter, um like em um post ou um até o preenchimento de uma pesquisa Criação de uma página ou grupo em uma rede social para encontrar pessoas dentro do seu nicho. Ou um perfil no Facebook, Instagram, etc. Confecção de vídeos para youtube explicando algum conceito, fazendo reviews de algum produto. etc.

Lembrando que quanto mais sucesso se consegue no determinado nincho aumenta-se a concorrência e a procura naquele seguimento.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *