Empreendendo no mercado de capitais

O mercado de capitais é uma grande oportunidade para quem deseja empreender através da bolsa de valores você pode se tornar um investidor de sucesso e até mesmo torna-se um profissional, o chamado de Trader.

Com conhecimentos de mercado e com uma percepção bem apurada do mercado das empresas você pode dar inicio a sua liberdade, pois o mercado de capitais lhe proporciona essa possibilidade.

Para dar inicio nessa jornada alguns conceitos devem ficar claros:

Ação – lembre-se: é a menor parte do capital de uma empresa sociedade anônima;

Ação ordinária – dá direito a voto nas assembleias de acionistas;

Ação preferencial – tem preferência no recebimento de proventos;

Dividendos – parte do lucro que uma Sociedade Anônima distribui aos acionistas, em dinheiro ou ações; 

Bonificações – são ações distribuídas gratuitamente aos acionistas quando existe um aumento no capital social da empresa, em virtude da capitalização das reservas de capital.

A globalização dos mercados e os recursos tecnológicos existentes permitem que hoje se opere nos mercados de ações de outros países praticamente durante 24 horas do dia. Os investidores tomam decisões com base nas tendências de preço das ações. Estas tendências são estudadas pela Escola Técnica ou Gráfica e pela Escola Fundamentalista, que se conjugam para uma decisão.

Os analistas de investimentos no mercado de capitais utilizam as duas formas de análise simultaneamente, sendo que, basicamente, a análise fundamentalista serve para escolher aquelas ações nas quais serão investidos os recursos, enquanto a análise técnica (da escola gráfica) serve para determinar o momento mais favorável para o investimento. A característica subjetiva forte implícita nas duas formas de análise torna importante saber conjugar os fatores na hora de fazer a análise.

O objetivo destas análises é descobrir, entre as alternativas existentes no mercado, as ações com melhores perspectivas em termos de valorização e de pagamentos de dividendos. Após a seleção, há o momento oportuno para compra. Para alcançar este objetivo, existem algumas abordagens que representam um conjunto de técnicas para a determinação do valor de uma ação negociada no mercado de capitais.

Escola Técnica ou Gráfica: é a mais antiga. Faz a análise técnica de gráficos quer seja pelo método de barras ou de ponto figura, tendo como base os volumes e os preços pelos quais foram comercializadas as ações nos pregões anteriores.

Escola Fundamentalista: se baseia nos resultados setoriais e específicos de cada empresa, dentro do contexto da economia nacional e internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *